sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cada vez mais empenhado com a consciência ecológica

Esta história eu recebi pela minha conta que tenho no Banco do Planeta/Bradesco.

Recebi do Jailson Pereira, e ele disse...


Minha história de como me tornei um ambientalista e um educador ambiental.

Desde 1995 dou aula de informática e navego na Internet, isso me possibilitou uma habilidade e facilidade de pesquisar. Logo após terminar minha faculdade de Pedagogia fui convidado por meu amigo Valentim Santos para promovermos um concurso de poesia com temas ecológicos para o seu programa “Consciência Ecológica” o primeiro programa de rádio destinado exclusivamente para defender o meio ambiente, o qual passei a participar com mais freqüência ao programa, principalmente em pesquisas.
Com as pesquisas fiquei cada vez mais empenhado com a consciência ecológica, o qual resolvemos fundar uma associação ambiental de bairro, realizamos eventos e lutas principalmente através da comunicação que nos possibilitava reivindicar melhorias e denunciar contra as irregularidades ambientais de nossa localidade. Embora as denuncias fossem e são ótimas alternativas para defesa do meio ambiente, nós resolvemos usar outras estratégias que nos permitisse alcançar resultados maiores, mesmo que fosse de longo prazo, assim nasceu a GEDAM - Grupo de Educação Ambiental, porque acreditamos que só é possível defender o meio ambiente através de uma conscientização ecológica de cada ser humano e isso vem através de Educação Ambiental.
Com o nosso grupo formado por pedagogos, historiadores, jornalistas e colaboradores, passamos a atuar com mais intensidade em educação ambiental na rádio, nas escolas, na comunidade e através da Internet.
O nosso trabalho tomou notoriedade e recebemos convite para assumir um outro programa de rádio de maior alcance, começamos assim em plena semana de comemoração internacional do meio ambiente, o programa “Consciência Eco”, o primeiro programa estadual voltado exclusivamente em defesa da natureza.
Continuamos realizando palestras, eventos, movimentos comunitários, fórum de debates, todos em defesa da natureza, em parceria com outras instituições, sempre no intuito de dar apoio para que a Educação Ambiental seja promovida com mais freqüência e eficiência. Durante ao longo dessa nossa caminhada, muitos estudos e pesquisas foram necessários, o que nos possibilitou além de reavivar nossa consciência sobre a gravidade dos problemas ambientais, também de construir um vasto conteúdo de apoio aos educadores ambientais, tais como manuais, livros, videos-documentários, CDs de audio-aula, CDs de jogos de Educação Ambiental, brinquedos de temas ecológicos, além dos materiais de conteúdo de educação ambiental que temos acumulado ao longo dessa nossa caminhada.
Apesar de todo esse nosso trabalho em rádios, escolas, empresas, comunidades, dentre outro segmentos, acreditamos que estamos apenas começando, pois através de um dos livros que preparamos, o CCBEA - Curso de Conhecimentos Básicos de Educação Ambiental, fizemos adaptação para curso online.
E assim continua nossa luta, na Rádio, nas escolas, na comunidade e internet através do SITE. E vários outros lugares, queremos contar com o apoio e contribuição de pessoas que acredita assim como nós, que a Educação Ambiental pode fazer mudanças e reverter os problemas ambientais.

Jailson Pereira
Presidente da GEDAM

2 comentários:

opiodopovo disse...

Massa a história!
Eu não me considero um ambientalista, mas acho que faço algo importante.
Nos últimos anos reduzi drasticamente meu consumo de tudo, to mais básico do que nunca... E bato nesta tecla com quem está ao meu redor, o Primeiro R tem que ser o da Redução!
Abraços, adoro seu blog!
Bernardo Guimarães

Dom Paulo (gmail) disse...

Ola Amigo(a).

Amanhã é o dia Internacional do Meio Ambiente e como estou plugado nessa coisa de ambientalismo quero pedir sua permissão para copiar e colocar no meu blog ess estoria incrivel e adequada para tal finalidade.

Aproveito para solicitar vossa permissão para anexar o seu blog no meu como seguidor.

Outrossim, se quiserem, podem tambem acompanhar o meu, o qual forneço o endereço a baixo.

http://www.sindicatodopovo.blogspot.com

podemos trocar boas ideias

abraços.