sexta-feira, 3 de abril de 2009

O trabalho de fotografar e relatar o cotidiano da Mata.

Há 10 anos na Serra da Cantareira, em plena Mata Atlântica, Malouh Gualberto se considera uma "Eco Lambe-lambe Digital".
Ainda jovem estudou fotografia na Suiça Genebra fez inclusive estágio no Jornal Tribune de Genèvè mas, não se satisfez com os resultados e parou. Foi para área de documentação onde fazia seleção das fotos do dia a dia do Jornal, com objetivo de aprender com o foto jornalismo. Durante quase toda sua vida fez foto para registros de arte, outra paixão. Casada com o artista plástico e designer gráfico Odilon Cavalcanti , com que aprendeu muito sobre iluminação e luz (O foco do trabalho deste artista). Acompanhou com Odilon na direção de diversos trabalhos de fotos publicitárias ou de arte, de grandes experts como Tadeu Lubambo, Duran, Mecca, Miro, Celso Oliveira, Ella Durst,Rômulo Fialdini entre outros, observando e acrescentando conhecimento via observação.
Começou realmente a se dedicar às ecofotos aos 49 anos, na Amazônia em Gurupá Norte do Pará, onde no Projeto Beleza Pura de Inclusão Social ,onde era responsável pelos registros fotográficos de pesquisa. Teve aí, as primeiras fotos publicadas. De volta á São Paulo, continuou este trabalho cotidianamente, na Serra da Cantareira, por não encontrar quase nada retratado sobre a Mata Atlântica desta região. Se revela, então, sua grande paixão pela ecofofografia. As primeiras fotos foram feitas em forma de retratos do povo local e do projeto social que desenvolvia e registrava voluntariamente junto a Odilon. Daí também o primeiro ensaio publicado no news letter Tudo Azul. Inspirada em Ana Mae Barbosa continuadora da "Escolinha do Recife"que tem grande afinidade com o Trabalho social centrado em arte, desenvolvido do por Odilon e por ela mesmo para o BNB em 1982, criou oficinas de sensibilização do olhar e da intuição para Ecofotografia. Hoje, encantada definitivamente, com fotografar a fauna e flora e faz disso sua bandeira no estímulo à conservação e preservação das Matas. Este é elo de Malouh com a eco fotografia intuitiva.
Ela é auto didata e absolutamente intuitiva .
A partir daí, desenvolve regularmente um trabalho de fotografar e relatar o cotidiano da Mata.
Considera suas fotos, orações à preservação e conservação da natureza, que tanto lhe oferece. E parece ser ouvida por sua musa, que se mostra em detalhes inéditos nas fotos de Malouh. Suas fotos são regularmente publicadas no site inclusive as fotos da última exposição 4Elementos nos Parques trabalho que faz acompanhada por mateiros e munitores de unidades de conservação do Estado de São Paulo, além de vídeos colocados no You Tube como: Já em execução também a próxima Exposição:"Trilhas do Olhar" e também "Os Traços Portugueses na Serra da Cantareira".

Malouh Gualberto - SP

6 comentários:

chica disse...

É um trabalhominucioso e lindo e deve fazer muito bem à ele...Estar en contato com tudo isso só faz bem...um beijo,chica

Eduardo Miguel disse...

Não cabe exagero algum considerar um trabalho bem feito e atento como este uma verdadeira oração em prol da vida e da sua preservação, lindo!!! parabens a vocês, ele pelo trabalho você pela oportunidade e nós por reconhecer e identificar meios de que continue agora ainda mais motivado a seguir... e que siga a vida agradece! suas fotos não são mesmo só fotos!!!

Bela disse...

Lindo trabalho e dele e o seu em divulgar essa arte.
Parabéns pelo blog.

Mimirabolante disse...

Muito boa esta iniciativa.......td em prol de um mundo melhor.....

Daiane Santana disse...

Obrigada pessoal rs :D

E eu também acheo o trabalho ... um AMOR rs :D

Arte Hoje Design Grafico disse...

Daiane Muitissimo grata pela divulgação adorei os comentários também que dizem que estou no caminho que pretendi o de estimular olhares para natureza , ela sim é bela , ela sim merece nosso esforço e dedicação . ela siim precisa que sejamos sensibilizados para poder entender sua magnitude. Esse foi o trabalho desta sua divulgação, grata pela sua sensibilidade.PS Aproveito para convidá-la para Exposição Trilhas do olhar ao alcance de todos no Parque Estadual do Jaraguá. Muito grata