quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Monique e suas idéias mirabolantes!


Oi, meu nome é Monique, atualmente estou aposentada e fui Professora de Educação Infantil por 32 anos. Quando comecei a trabalhar, bem nova, a metodologia era muito diferente. No início as crianças íam para a Escola Maternal para "brincar". É claro que "brincando "aprendiam. Lembro bem desta fase. Ficávamos mais tempo no pátio da escola e tínhamos parquinho de areia. Ficávamos bastante tempo brincando com os baldinhos e as pazinhas. Passado alguns anos, fui trabalhar em uma escola em Copacabana (RJ) e lá encontrei uma Coordenadora, que via a Escola Maternal, por um outro prisma. Tinha parquinho de areia também, só que lá com os baldinhos desenvolvíamos noções como: cheio x vazio: muito x pouco: igual x diferente e etc. AH! Eram noções de Matemática. Matemática no Maternal? Sim e também, Linguagem, quando descobríamos os nomes dos objetos, as cores etc... Esta Coordenadora, era maravilhosa. Era amada pelo grupo de Professoras Nos reuníamos uma vez por semana com ela, ávidas pelos novos conceitos, pelas novidades. E ela, fazia uma troca incrível conosco. Ela nos ouvia, nos incentivava, nos impulsionava a criar. Fiquei muitos anos lá. Como cheguei recém casada, lá tive meus dois filhos. Débora atualmente com 25 anos e Daniel com 22 anos. Que tiveram a felicidade de estudar lá e vivenciarem os mesmos processos de criação. Ao sair de lá, fui para outra Escola, desta vez em Botafogo (RJ) e nesta escola, pude "levar” a minha bagagem, dividir todo o meu "saber” e também fazer novo aprendizados. Lembro bem, que nesta época, não falávamos em Meio Ambiente, em Camada de Ozônio, Efeito Estufa, porém, na escola de Copacabana, eu aprendi a trabalhar com "SUCATAS” = LIXO.

Então, todos os dias utilizávamos, rolinhos de papel higiênico, papel toalha, caixas de sabão em pó ,entre outros tipos de materiais . Estes materiais eram trazidos pelos alunos como Pesquisa Escolar, através de bilhetes assim:

“Trazer amanhã o que a Mamãe usa para lavar a roupa”, "Trazer uma embalagem do que você come no café da manhã “...
Entre outros bilhetes. E no dia seguinte ,sentávamos na rodinha e iniciávamos nosso dia. Um dia maravilhoso, pois, aqueles materiais, aquele LIXO, sedimentariam grandes trabalhos (de Matemática, de Linguagem, Coordenação Motora Fina e Ampla, Artes, Jogos, etc...).
Os anos foram passando, fiquei, também, com os meus filhos nesta Escola muitos anos. Em meados de 2001, fui trabalhar em uma escola no Flam
engo (RJ) e acrescentando mais a minha bagagem, vi que precisava fazer alguma coisa (nesta época, mais ou menos )surgiram às preocupações ambientais e sociais. Como eu sou uma pessoa atenta, vi que precisava haver alguma transformação e eu faria parte deste processo. Foi o que eu fiz.
DESCOBERTAS!
Então descobri que um Hospital no Rio de Janeiro, estava criando um BANCO DE LEITE MATERNO e precisava de VIDROS COM TAMPAS DE PLÁSTICO para armazenar Leite Materno. Então, comecei a pedir a um e outros e leva
va lá, ou solicitava o trabalho dos Bombeiros.
Depois, vi que quando acabava de arrumar os ovos na geladeira, eu poderia dar as caixas vazias na feira. Então, mobilizava as pessoas e elas me doavam e eu encaminhava as caixas para os feirantes.

Só que não parou por aí. Tinha também as garrafas de suco de vidro que eu poderia dar para o moço que vende mel e licor onde eu tenho um sítio (em Miguel Pereira). E cada vez mais, a minha lista aumentava (graças a Deus).


Em 2008 eu me aposentei e pensei o que fazer agora? Foi então, que a minha filha me falou: Mãe faz um Blog e coloca estas suas idéias Mirabolantes! ...

Então aí nasceu o: Minhas Idéias Mirabolantes, resumido em MIMIRABOLANTES...

Sempre arrumo coisas novas para coletar, distribuir, dividir, doar.
Atualmente, além do Blog, onde coloco as minhas id
éias e as minhas pesquisas. Além desta minha preocupação ecológica, além do Blog, eu também faço um Trabalho Voluntário de Costuras lá no Parque Lage, na Organização das Voluntárias (não é ONG). Lá nós costuramos pijaminhas, fraldinhas, roupinhas para crianças de Orfanatos, Hospitais Infantis. Fazemos também roupas de adultos para Asilo de Idosos e Sanatório de Hanseníase. Somos várias senhoras que juntas fazemos um bem. Às vezes ganhamos tecidos ou compramos do nosso próprio bolso. Não tem fins lucrativos é só amor ao próximo.

Vivo em Campanhas. Já participei do 'Clean UP The World '(limpeza das praias) e faço parte como Voluntária da Associação dos Amigos da Praia de Botafogo (cuja Presidente: Maria Alice Pereira) é uma grande amiga. Gosto do Trabalho Voluntário.


Bom Dia para VC!!!

Monique Futscher – Botafogo – Rio de janeiro – RJ – Brasil.

_____________________

Detalhes deste trabalho você encontra AQUI!
_____________________

Mande-me um e-mail também e mostre pra várias pessoas o que você faz em prol ao MEIO AMBIENTE!
Daiane Santana
daianeea@gmail.com

VIVOVERDE

29 comentários:

Mimirabolante disse...

Parabéns !!Você Daiane está fazendo um trabalho muito bonito !!!Gostei muito de ver a "minha linda história "publicada por vc !!!Muito legal !!!Sucesso !

luizarosenblatt@gmail.com disse...

Conheço o trabalho da Monique e eh sensacional, o trabalho de vocês tem que ser realmente divulgado para que as pesssoas se cocientizem da importância dele para o nosso mundo se tornar melhor.
Luiza Rosenblatt

Daiane Santana disse...

Muito obrigada !!!

Na boa eu também acho o máximo... é uma forma das pessoas verem quais são as coisas que se pode fazer (que nem são tão difíceis) e podem fazer uma grande diferença...

Pow... ajuda de mais né?
hehehe

Muito obrigada gente ... valeu mesmo :D

Clemence disse...

O trabalho da "MIMIRABOLANTES" tem valor espetacular para a natureza, tenho acompanhado sempre e sou umas das colaboladora com muito prazer, a natureza agradece

Eduardo Miguel disse...

- Um livro pode ser escrito a partir de algum fato ou da soma de vários fatos, uma história de vida, viagem ou um tema específico mas em todos os casos o que incentiva ou motiva a obra e sua publicação é um determinado "valor", é este valor o valor de uma vida de preparo, plantio o colheita baseado em uma visão humanista indispensável a vida, por isso sua história se transforma em um exemplo motivador de vida materializada em ideias e realizações que nos motivam a continuar fazendo bem feito tudo que pudermos, por isso parabéns pelo exemplo e pela história de vida de mestre, mãe e cidadã, parabéns!

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Que lindo! Parabéns a você, Monique, pela bela história real de amor, um amor que vai espalhar pelo mundo inteiro em forma de bons exemplos de respeito ao planeta e, é claro, ao ser humano. Parabéns à idealizadora deste blog que, com certeza, está contribuindo para transformar a vida e o futuro, dando a oportunidade de registro de atitudes grandiosas - sinal de que há uma saída (ou várias!).
Um beijãooo.

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA
www.atorremagica.blogspot.com

Mimirabolante disse...

O que seria de mim, sem os meus amigos Blogueiros ????Agradeço a vcs dois a presença e ao elogio . A Luiza e a Clemence, também....elas me ajudam muito , além de me aturar....bjs

Bernardo Rosenblatt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosenblatt disse...

Bem do que classifica-se uma vida, de tudo o que, adquirimos enquanto nela estamos, de detalhes, idéias, objetivos concretizados ou não, experiencias vividas e as vezes ouvidas, pessoas por quem passamos e encontramos, no fim basta por experiencia adquirida. Sua vida cara tia, tem um valor enorme, em primeiro lugar pela sua escolha de profissão, professores, sejam eles quais forem, são o cimento do futuro, pois eles ensinam o que será o futuro, e no Brasil mais ainda por que não se dá nem um decimo do valor que eles merecem.
voce deu aulas a pequenos futuros, pensadores, médicos, arquitetos etc, e mesmo que alguns não se lembrem parte do que eles fazem hoje, se diz respeito ao que você passou para eles. E hoje mesmo quando você poderia se recostar no sofá e ver novelas, você se mantem fiel a seus preceitos e ajuda em projetos, chama a atenção das pessoas, ensina, e trabalha, por um mundo melhor, por um futuro melhor, quando poderia simplesmente deitar e relaxar. Tia você ensinou a muitas crianças e até hoje ensina a nós por meio de seu blog, sua história é fatástica, mesmo eu já a conhecendo, tia sucesso, e ensine mais a todos de coração puro a aberto que querem aprender. São de pessoas assim que o futuro terá de ser trilhado. Bjs
Bernardo Rosenblatt
www.zonadeideias.blogspot.com

Mimirabolante disse...

Bernardo......Meu escritor favorito.....Puxa !!!Esta sua postagem me deixou em um vale de lágrimas.....Obrigada....Muito bonita !!!Muito sensível !!!Agradeço tds os seus elogios sempre.....Você faz parte deste Futuro Promissor.....Acredito mt em vc !!!
Seu Blog é um dos meus favoritos .....Bjs.......

Daiane Santana disse...

Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

Nossa... eu confesso que quando abri o Blog para dar aquela olhadinha matinal... até me assustei com a qunatidade de comentários.... MUITO OBRIGADA a quem elogiou o meu trabalho e também .... novamente a Monique que ajuda nesta minha iniciativa!!

Grata sempre :)

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Nossa Monique, q. linda a sua historia. Tb me lembro qdo o iamos pro maternal só pra brincar. Bons tempos aqueles...e vc já estava antenada com a reciclagem! As vezes a gente fazia uns trabalhinhos da escola com rolinhos de papel higienigo, latas , vidros usados, e nem se ligava q. aquilo ajudava o meio ambiente. Parabéns! Bjão

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Parabéns, Daiane! Os seus blogs são ótimos! Continue! Obrigado pela visita! Pode deixar que vou divulgá-los no meu e falar pra todo mundo mandar e-mails contando iniciativas bacanas de preservação da natureza. O mundo é da gente. Vamos cuidar dele com bastante carinho, né!? Um beijãooo.

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA
www.atorremagica.blogspot.com

Mimirabolante disse...

Que gostos.....esses comentarios fazem bem....Realmente , na Escola de Copacabana , onde tudo comecou......Já estavamos preservando sem saber.......Que bom que eu estava lá !

Mimirabolante disse...

Eu quis dizer:que gostoso......

Viver Sustentável disse...

maravilha! parabéns pelo blog, vou acompanhar de perto,
abraços

Mimirabolante disse...

Obrigada !!!!!

Daiane Santana disse...

Opa ... muito obrigada ... eu também vou acompanahr de perto o seu huhuhu :P

Mimirabolante disse...

Que bom !!!!!

Mimirabolante disse...

Estou colocando hj no meu Blog,a fotografia da Juliana Oliveira,Cabo do Corpo de Bombeiros,uma das responsaveis pela coleta de vidros com tampas de plástico do Hospital Fernandes Figueiras , no Flamengo , Rio de Janeiro.....

Mimirabolante disse...

Acrescentando:Hoje eu consegui doar no Hospital Fernandes Figueiras,Flamengo ,RJ....várias contas coloridas e vários pedaços de tecidos,para serem utilizados no Projeto Novos Caminhos (projeto artesanal e ocupacional)e que pode gerar algum tipo de renda $$$$$ para as mães que estão com filhos internados....Pessoas que souberam da minha iniciativa e me deram estes materiais para fazer (bijouterias e fuxico ).Com isso, eu fico muito satisfeita e como não dirijo,arranjei uma pessoa para me levar lá de carro....Ainda por cima,tinha 3 vidros que acabara de ganhar da minha mãe e da minha cunhada e doei para o Banco de Leite Humano...

Daiane Santana disse...

Minha fiaaaa tu é um poço de solidariedade... e lembrando que solidariedade não é apenas ajudar outars pessoas não ... e sim AJUDAR em geral ... MEUS PARABÉNS QUERIDA :)

Mimirabolante disse...

Posso até ser mal interpretada,porém,tenho um prazer enorme no que faço.....de coração !!!!bjs....Mimi

Mimirabolante disse...

Posso até ser mal interpretada,porém,tenho um prazer enorme no que faço.....de coração !!!!bjs....Mimi

Mimirabolante disse...

Oi....estive aqui....só para ler ....rsrsrsrsrsr

Daiane Santana disse...

Tá certo querida ehehhehe :D

Mimirabolante disse...

Aliás.....estive para reler !!!!

Mimirabolante disse...

Hoje fui ver de perto o trabalho do Projeto Novos Caminhos do Hospital Fernandes Figueiras e fiquei apaixonada.Achei tudo muito organizado ,pessoas felizes e satisfeitas e o pessoal muito simpático. Vou voltar mais vezes.....

Mimirabolante disse...

que incrível.......um ano depois......sou mimirabolantes msm....