Sou Claudia, professora de Curso Técnico de Meio Ambiente e Coodenadora em escola de Ensino Fundamental.
Amo trabalhar com meio ambiente, ja escrevi dramatizações sobre meio ambiente, tenho projetos, estamos elaborando um forum para 2009. trabalho o socioambiental buscando alternativas civilizatórias e societárias,para mudanças de valores éticos morais e culturais.
Nas dramatizações enfatizamos principalmente o cultural,para isso utilizamos a principal ferramenta do Meio Ambiente a Educação Ambiental. Abordamos em nossos trabalho a formação de valores culturais em jovens e adolescentes , no adulto esta mudança de valores fica difícil, ele vive modelo de uma sociedade de consumo onde gerar lixo é algo simples no seu cotidiano,é dificil educá-lo ambientalmente, o adulto já possue seus valores formado, nossa tarefa é sensibilizá-lo. É necessário que este aceite ser realfabetizado. É a melhoria da qualidade de vida local e global pois o ecossistema é a Teia da Vida e todos são responsáveis.
No exercício de coodenação nossa preocupação é com a articulação das disciplinas entre si com o meio ambiente, fazendo com que este seja trabalho todos os dias pelos professores. Entramos nas salas aproveitamos a aula do dia é orientamos o professor como trabalhar as questões ambientais, elas podem ser trabalhadas em qualquer disciplina.
A escola de E.F é localizada em área praiana,tem como clientela alunos de uma área de invasão filhos de pescadores. O socioeconômico baseia-se na pesca e no mangal com a catação de caraguejo.
Em nosso trabalho cotidiano de Educação Ambiental, enfatizamos a importância do repasse destes saberes aos alunos para preservação destes valores, mesmo que mudanças sejam necessárias para adaptarem-se aos novos tempos no que diz respeito a geração de emprego.
Em nossos debates sobre o lixo e atitudes ambientalmente corretas, no que diz respeito a reutilização de certos materiais ... como as petis... no caso as guirlandas e flores que são elaboradas com este material... quando estas ficarem velhas para onde irão? E quem as colocou no mercado se sente responsável em contribuir com uma educação ambiental?? fazemos todas estas reflexões.
Em sala de aula costumamos improvisar atuação de alunos em situação de impactos ambientais,,,, aluno dono de barco que vaza óleo e mata os peixes .... alunos pesqueiros que ficam sem trabalho .... ruas que são asfaltadas na área da periferia e as árvores são retiradas sem o menor estudo em nome do progresso... matas que incendeiam e queimam áreas de plantação ... área de mangue invadidas por residências, enchentes de rios que nao são drenados por descaso do poder público.
Trabalhamos a cidadania no cotidiano escolar destes alunos.
Podemos contribuir com qualquer professor com algumas idéias, e so enviar email.
Bjus.
Claudíne da Conceição Okabe (44)
Belém - Pará - Brasil
_____________________
PS: Caso queira entrar em contato com a Claudíne, mande-me um e-mail que será encaminhado a mesma.
Amo trabalhar com meio ambiente, ja escrevi dramatizações sobre meio ambiente, tenho projetos, estamos elaborando um forum para 2009. trabalho o socioambiental buscando alternativas civilizatórias e societárias,para mudanças de valores éticos morais e culturais.
Nas dramatizações enfatizamos principalmente o cultural,para isso utilizamos a principal ferramenta do Meio Ambiente a Educação Ambiental. Abordamos em nossos trabalho a formação de valores culturais em jovens e adolescentes , no adulto esta mudança de valores fica difícil, ele vive modelo de uma sociedade de consumo onde gerar lixo é algo simples no seu cotidiano,é dificil educá-lo ambientalmente, o adulto já possue seus valores formado, nossa tarefa é sensibilizá-lo. É necessário que este aceite ser realfabetizado. É a melhoria da qualidade de vida local e global pois o ecossistema é a Teia da Vida e todos são responsáveis.
No exercício de coodenação nossa preocupação é com a articulação das disciplinas entre si com o meio ambiente, fazendo com que este seja trabalho todos os dias pelos professores. Entramos nas salas aproveitamos a aula do dia é orientamos o professor como trabalhar as questões ambientais, elas podem ser trabalhadas em qualquer disciplina.
A escola de E.F é localizada em área praiana,tem como clientela alunos de uma área de invasão filhos de pescadores. O socioeconômico baseia-se na pesca e no mangal com a catação de caraguejo.
Em nosso trabalho cotidiano de Educação Ambiental, enfatizamos a importância do repasse destes saberes aos alunos para preservação destes valores, mesmo que mudanças sejam necessárias para adaptarem-se aos novos tempos no que diz respeito a geração de emprego.
Em nossos debates sobre o lixo e atitudes ambientalmente corretas, no que diz respeito a reutilização de certos materiais ... como as petis... no caso as guirlandas e flores que são elaboradas com este material... quando estas ficarem velhas para onde irão? E quem as colocou no mercado se sente responsável em contribuir com uma educação ambiental?? fazemos todas estas reflexões.
Em sala de aula costumamos improvisar atuação de alunos em situação de impactos ambientais,,,, aluno dono de barco que vaza óleo e mata os peixes .... alunos pesqueiros que ficam sem trabalho .... ruas que são asfaltadas na área da periferia e as árvores são retiradas sem o menor estudo em nome do progresso... matas que incendeiam e queimam áreas de plantação ... área de mangue invadidas por residências, enchentes de rios que nao são drenados por descaso do poder público.
Trabalhamos a cidadania no cotidiano escolar destes alunos.
Podemos contribuir com qualquer professor com algumas idéias, e so enviar email.
Bjus.
Claudíne da Conceição Okabe (44)
Belém - Pará - Brasil
_____________________
PS: Caso queira entrar em contato com a Claudíne, mande-me um e-mail que será encaminhado a mesma.
9 comentários:
Fiz um trabalho na universidade que incluia fazer um blog sobre a reciclagem do lixo, e foi uma experiecia formidavel entrevistar pessoas que trabalham com reciclagem, ver todo aquele ambiente. Muito bacana mesmo.
A Educação ambiental é um tema interdisciplinar e deve sim ser trabalhado nas escolas, já elaborei e coordenei projetos de EA e no meu ponto de vista a maior dificuldade é o fato de alguns colegas relutarem em trabalhar os temas, por acharem ser assundo exclusivo dos professores de ciências naturais e biologia e que não é da conta deles... as quesTões ambientais são globais e cada um dentro da sociedade deve estar ciente de sua colaboração para o desenvolvimento sustentável, práticas ambientais devem estar inseridas em nosso dia a dia... outro fator q atapalha bastante os projetos de EA é a falta de reuniões pedagógicas... nos cobram fazer projetos, mas não é dado tempo suficiente para que possamos trocar idéias com os colegar e realmente trabalhar esta questão multidisciplinar... hj sinto que muitas escolas fazem projetos para aparecer sem que eles se tornem eficientes e efetivos!!!
Oi,fiz uma correção.....Gostaria de dizer,que fiquei feliz em ver vc publicar tbm aqui no vvpergunta.....Acredito que nesta nossa união poderemos ter algum sucesso,algum resultado positivo. Boa Sorte !!!
Oi Daiane, vc me inspirou no post de hj.
Aproveite para tomar um cafezinho.
Xêro procê
Sil Cruz
Oi Daiane
Que prazer essa blogsfera heim! Belo trabalho o seu! Puxa fiquei encantada mesmo. Eu faço a minha parte do jeito que eu sei e que amo. Adoro fazer artes com materiais reciclados ou simplesmente dar novos usos para coisas velhas ou jogadas no lixo, inventar soluções baratas e viáveis, passar dicas para tornar "a arte" vendável....
Tenho muitas sugestões para voces tanto no blog quanto no flicr.
Parabéns pelo lindo trabalho
ab
yvone
ops no flickr mais tenho vários álbuns po lá
http://www.flickr.com/photos/yvone/sets/72157607333505285/
Olá, Daiane!
Pode deixar que vamos postar comentários e as apresentações sobre o I EWCLiPo! Também estamos preparando os vídeos editados com as palestras.
Se tudo der certo, ano que vem tem mais!
Abraço
Postar um comentário